SEO
No Marketing Digital as variantes estratégicas podem ser várias e cada uma delas pode ser também uma mais valia para ajudar o seu negócio online a crescer. Dependendo sempre dos objetivos a atingir, cada website deve ter um plano estratégico e assim utilizar os canais disponíveis para se conseguir obter os melhores resultados. Ou em todos eles ou em alguns apenas.
Fala-se muito de SEO – Search Engine Optimization, mas poucos sabem como devem aproveitar uma estratégia de SEO para que o seu site cresça online e que este seja visitado por utilizadores que realmente se interessam pelos conteúdos que lá estão.
O que é o SEO
Vamos lá então perceber o que é isto do SEO.
É muito simples perceber: nos slides aqui em baixo, pode verificar como devemos dizer SEO e até comparadas com outras palavras muito iguais mas com significado bem diferente.
Ainda nos slides, podemos ver uma pequena definição(de entre muitas outras existentes por essa web fora), do termo SEO – Search Engine Optimization:
Possível definição de SEO: estratégias, técnicas, estudo e muitos testes com o intuito de melhorar o posicionamento de projetos web no ranking orgânico do Google, ou outros motores de busca online.
No entanto, SEO não é uma ciência exata! Podemos conseguir posicionar páginas de um determinado website mas depois em outro sector de atividade diferente, as mesmas estratégias usadas anteriormente podem já não funcionar da mesma forma. Vai depender sempre de vários fatores: Internos e externos.
Mas então o SEO morreu?
Claro que não. Há (quase)sempre uma solução. E essa solução passa por um estudo aprofundado dos termos/keywords que os utilizadores fazem quando vão para o Google procurar informação.
Estudo de palavras-chave em SEO
Nós aqui na SEOlabs utilizamos várias ferramentas para efetuar um estudo de palavras-chave, o mais completo possível e para dessa forma conseguirmos ter o máximo de dados possíveis.
Existem outras ferramentas que também testámos mas misturam muitos dados com o Português de Portugal e o Português do Brasil. Assim concluímos que estas ferramentas são das melhores que testámos até hoje.
Depois de analisarmos os termos(palavras-chave) que os utilizadores vão para o Google pesquisar, vamos selecionar aquelas que vão de encontro aos objetivos estabelecidos na estratégia de SEO.
Vamos então perceber como podemos obter palavras-chave ligadas ao termos “seguros” onde podemos trabalhar uma estratégia de SEO.