Na optimização On-site, na grande maioria das vezes encontramos problemas com páginas em que o conteúdo é praticamente todo igual à exceção por exemplo; das cores, dos tamanhos, números, etc. Sim, estamos a falar de lojas online em que uma página de produto pode ter depois outras páginas variantes da principais.
Em projetos médios(com mais de 1.000 páginas) como é o caso das lojas online este tipo de situação acontece muito, até podemos dizer que são em lojas online onde temos de analisar exaustivamente esta questão de páginas relacionadas com o produto principal onde só muda apenas alguns pontos como já referido em cima.
O que é a Canonical Tag
Para explicar de forma muito simples o que é a Canonical Tag (rel=”canonical”), podemos dizer que basicamente serve como se de uma placa de indicação se tratasse e que sugerem aos robôs do Google e outros, o caminho correto de leitura e também onde a relevância de cada página deve ser aplicada.
Esta Tag não é nova, até pelo contrário, surgiu em 2009 e que ainda tem muita validade até aos dias de hoje. Considerada a maior revolução desde a implementação dos sitemaps, a Canonical Tag é como se fosse um “redirecionamento” 301 se assim podermos comparar de forma simples numa perspetiva de SEO.
Resumindo, estamos a dizer aos motores de busca que várias páginas(ou uma só), que devem ser consideradas apenas como uma (à semelhança do que um 301 faz), sem realmente estar redirecionar os visitantes para a nova URL.
O uso da Tag Canonical evita problemas causados por conteúdos muito idênticos ou até mesmo duplicado que aparecem em várias URLs. Na prática, a Tag Canonical informa aos motores de pesquisa qual a versão de uma URL que desejamos que apareça nos resultados da pesquisa.
A função da Tag Canonical, neste contexto, é servir de marcação para que os algoritmos entendam que aquela página é uma réplica de outra e que não a valorizem… Assim estamos a recomendar aos motores de busca para que ele possa privilegiar uma determinada página, contudo isso não quer dizer que o Google irá seguir imediatamente essa recomendação, pode levar alguns dias ou meses dependendo da quantidade de páginas do site (dezenas, centenas, milhares, milhões). Assim evitamos que páginas duplicadas de um site disputem entre si a relevância e no final das contas nenhuma fique otimizada.
As vantagens da utilização da Tag Canonical
- Facilita e muito de forma simples a indicação para os motores de busca de qual é a versão principal de um conteúdo
- Nós(SEOs) é que decidimos qual URL é que queremos posicionar e indexar ao usar a Tag
- Ajuda a evitar com o conteúdo duplicado num website porque marca qual a versão de um conteúdo que é o original
- Fácil de implementar no código-fonte e não é necessário modificar outros arquivos
- As principais redes sociais também reconhecem a Tag Canonical e respeitam o seu significado
No entanto, embora seja uma estratégia com muitas vantagens, também é preciso ter muito cuidado em usar corretamente e como é óbvio não abusar.
As diferenças entre um redirecionamento 301 e a Tag Canonical
- Redirecionamento 301 – A página redireciona o usuário e motor de busca para uma URL diferente que é considerada a original.
- Tag Canonical – A página redireciona o motor de busca para a URL considerada original, mas mantém o utilizador na página.
Informação Google (vídeo)
Informação Google – Boas práticas – documentação oficial da Google
Fontes de Informação: